terça-feira, 27 de maio de 2008

Experiência Erasmus!

9 Meses em Coimbra – Episódio duma Aventura

Tudo começou com a escolha: Coimbra – Portugal – porquê? Claramente, o bom tempo não me impediu de vir, mas também me atraíram Coimbra em si, como cidade de estudantes, e a sua Universidade tão antiga. Fiz um curso de português durante 2 semestres na Faculdade de Letras, ainda na Alemanha. Depois de mais 4 semanas de curso intensivo estava preparada para começar a aprender português.
Vim procurar um quarto em Agosto e ainda havia muita escolha. Depois de descobrir os primeiros papelinhos brancos nas janelas da Alta, que, como me tinham dito, significavam vagas nas casas, falar com as senhorias raramente foi fácil. Mas depois de algumas tentativas, consegui arrendar o meu quarto (com uma vista maravilhosa) num apartamento em que viviam 3 meninas portuguesas, com quem me dou muito bem e que me ajudaram muito no início.
Além de alguns atrasos por causa da introdução do Processo de Bolonha, nas minhas primeiras aulas entendia pouco do que os meus profs diziam, mas todos eram muito simpáticos connosco (os estudantes Erasmus). Depois de algum tempo, os meus problemas resolveram-se e hoje consigo bem seguir as aulas.
Vendo pela primeira vez um grupo de estudantes trajados - como era o início do ano lectivo viam-se muitos - pensava: “Mas agora estou em Hogwarts ou quê?!” Ora, agora já gosto tanto da tradição académica em Coimbra que, se pudesse, também trajava (e já me disseram que me devia ficar bem…) A Latada e especialmente a Queima foram uns espectáculos estudantis sem comparação (e eu no meio do Cortejo!)
Eu encontrei muitas pessoas amigáveis, prontas para ajudar (quando podiam), e reconheço à cidade um muito bom ambiente, que, assim, não se deve encontrar em mais nenhum lado do mundo.
Agora, um mês antes de me ir embora, percebo perfeitamente que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida…

Marietta Pietrek (de Freiburg, Alemanha)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Jantar Erasmus!


JANTAR ERASMUS
Dia 20 pelas 20h no Arnado, ponto de encontro em frente à câmara municipal

COM A ACTUAÇÃO DA TUNA MASCULINA DA FACULDADE DE FAMÁCIA – IMPERIAL TAFFUC

O Jantar destina-se a alunos erasmus incoming e outgoing

Inscrições dia 19 e 20 em frente à sala do NED/AAC


Bruno Domingues – Coordenador -Geral do Pelouro Erasmus

Café convívio


Café Convívio!

Irá realizar-se no próximo dia 20 pelas 17h30 um café convívio entre alunos incoming e outgoing! É a oportunidade única de os alunos que vão fazer erasmus para o ano conhecerem colegas provenientes dos seus destinos.


Não Faltem!


Saudações Académicas!

Visita a Coimbra!


Nos claustros da Sé Velha a ouvir as explicações do senhor pároco a quem agradecemos a amabilidade com que nos prestou esta visita guiada.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Foto de Grupo da Visita a Coimbra!


Aqui está uma foto de grupo da visita realizada ontem, a foto foi tirada à porta da Igreja de Santa Cruz!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Visita a Coimbra!!!


VISITA A COIMBRA PARA ALUNOS ERASMUS
dia 14 de Maio, quarta-feira


Percurso a realizar:


Inicio da visita as 14h na porta férrea
Sé nova de Coimbra
Visita guiada à Sé Velha e aos seus claustros
Torre do anto
Palácio sub-ribas
Arco de Almedina
Visita Guiada à Igreja de Santa cruz, claustros, sala do capítulo e túmulos reais
Café convívio na baixa da cidade

A visita é gratuita!

Inscrições na Sala do NED/AAC ou no mail do pelouro ned.erasmus@gmail.com

Apresentação do Pelouro

Após um ano a ajudar os alunos erasmus nesta sua experiência única, o pelouro Erasmus surge reforçado, reforçado com a experiência dos que já cá estavam e reforçado com caras novas que querem trabalhar em prol destes alunos que tanto enriquecem a nossa faculdade. Após o balanço mais que positivo do mandato anterior é altura de iniciar um novo ciclo, é altura de pôr mãos à obra e continuar a acompanhar este programa que tão prolífero é para a sociedade europeia.
O Pelouro irá pautar-se pela aproximação a cada aluno, o aluno erasmus tem problemas bem diferentes dos demais alunos, cada caso é um caso e cada um deverá ser acompanhado pelos membros desta equipa, além do acompanhamento pessoal que deverá inclusive iniciar-se ainda antes da sua partida para Portugal ou paro o estrangeiro no caso dos alunos outgoing, iremos realizar várias actividades colectivas de forma a promover a integração e interacção com a comunidade académica coimbrã.
Entre essas actividades estão previstas a realização de sessões de esclarecimento para alunos incoming com visita a faculdade no inicio de cada semestre e para alunos outgoing no final do 1º semestre, a criação de um blog com relatos de experiências erasmus e fotos de actividades que aqui vos é apresentado, criação de manuais erasmus para alunos incoming e outgoing, no incomng deverão constar informações sobre o funcionamento da faculdade, horários, contactos úteis, mapa da cidade, roteiro histórico e roteiro nocturno, pretendemos ainda promover visitas à universidade e ás várias atracções turísticas da cidade, iremos divulgar a realização de convívios erasmus e pretendemos que na sala do NED/AAC estejam diponiveis guias turísticos da cidade em várias línguas.
O Pelouro Erasmus exige um trabalho árduo essencialmente ao nível individual, tentamos acompanhar o dia a dia de cada aluno e ajudar na sua integração, hoje, após um ano de trabalho e falo não só em meu nome como em nome da minha equipa, podemos dizer com convicção que a convivência com erasmus é única e que nos enriqueceu a todos, que este mandato seja ainda mais produtivo que o anterior e que façamos da FDUC uma instituição de abertura mundial e culturalmente mais rica.

Bruno Domingues – Coordenador geral do Pelouro Erasmus