terça-feira, 27 de maio de 2008

Experiência Erasmus!

9 Meses em Coimbra – Episódio duma Aventura

Tudo começou com a escolha: Coimbra – Portugal – porquê? Claramente, o bom tempo não me impediu de vir, mas também me atraíram Coimbra em si, como cidade de estudantes, e a sua Universidade tão antiga. Fiz um curso de português durante 2 semestres na Faculdade de Letras, ainda na Alemanha. Depois de mais 4 semanas de curso intensivo estava preparada para começar a aprender português.
Vim procurar um quarto em Agosto e ainda havia muita escolha. Depois de descobrir os primeiros papelinhos brancos nas janelas da Alta, que, como me tinham dito, significavam vagas nas casas, falar com as senhorias raramente foi fácil. Mas depois de algumas tentativas, consegui arrendar o meu quarto (com uma vista maravilhosa) num apartamento em que viviam 3 meninas portuguesas, com quem me dou muito bem e que me ajudaram muito no início.
Além de alguns atrasos por causa da introdução do Processo de Bolonha, nas minhas primeiras aulas entendia pouco do que os meus profs diziam, mas todos eram muito simpáticos connosco (os estudantes Erasmus). Depois de algum tempo, os meus problemas resolveram-se e hoje consigo bem seguir as aulas.
Vendo pela primeira vez um grupo de estudantes trajados - como era o início do ano lectivo viam-se muitos - pensava: “Mas agora estou em Hogwarts ou quê?!” Ora, agora já gosto tanto da tradição académica em Coimbra que, se pudesse, também trajava (e já me disseram que me devia ficar bem…) A Latada e especialmente a Queima foram uns espectáculos estudantis sem comparação (e eu no meio do Cortejo!)
Eu encontrei muitas pessoas amigáveis, prontas para ajudar (quando podiam), e reconheço à cidade um muito bom ambiente, que, assim, não se deve encontrar em mais nenhum lado do mundo.
Agora, um mês antes de me ir embora, percebo perfeitamente que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida…

Marietta Pietrek (de Freiburg, Alemanha)

Sem comentários: