sábado, 27 de dezembro de 2008

Experiência Erasmus - Mariana Delgado, Rio de Janeiro - Brasil

é um texto feito, é verdade... mas diz tudo sobre a vida no Rio de Janeiro, o ser carioca de nascença ou por adaptação.Principalmente dá a perceber que é uma cidade demasiado animada para eu perder muito tempo a escrever sobre isso, e daí não ter nenhum texto meu ... Ainda que tivesse acho que as experiências de erasmus são apenas entendidas por aqueles que já as viveram, portanto acho que este texto servirá melhor a finalidade que procuram. De qualquer forma, aqui ficar a minha singela contribuição e o melhor conselho que posso dar é: VENHAM!Esta cidade é absolutamente apaixonante. Se vierem, venham preparados para não querer voltar. "SER CARIOCA É..."
Começar alguma conversa com o usual "olha só..." Ser marrento porque pode ser... Afinal, olha só onde a gente nasceu! Dar inveja nos "não cariocas" pelo simples fato de sermos cariocas... Se indignar com a inveja dos "não cariocas" com o habitual "faaala sério"... Tratar tanto homens quanto mulheres de "cara", sem que isso seja considerado afronta. É comer pizza com catchup sim, e daí?!?!É nunca andar de carro cheio e botar duas pessoas do mesmo sexo na frente... ta pensando que isso é carro de paulista??É ter certeza de que esta é a cidade mais linda do mundo, mesmo sem conhecer nenhuma outra! Falar com o "r" arrastado e o "s" com som de "x" principalmente perto de paulista... Saber que a maior torcida do mundo é a do Flamengo!!! Saber que o maior estádio do mundo é o Maracanã!!! Saber que a maior floresta urbana do mundo é a Floresta da Tijuca!!! Saber que o maior parque urbano do mundo é o Parque do Flamengo!!! É entender porque a maioria dos estrangeiros acha que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil É ir até a praia só pra beber uma água de côco Aplaudir o pôr do sol no posto 9. Freqüentar o Bracarense, principalmente depois da praia. Tomar o melhor chopp da cidade no Bar Luiz! Ser carioca é tomar açaí a toda a hora, É ir no Seu Pires e no Baixo Gávea toda a quinta feira,É ir na lapa pelo menos uma vez por semana escutar um samba, É ir na casa rosa todo o domingo comer uma feijoada.É chegar na boate à uma da manhã. Comer no Cervantes e ver o nascer do sol na praia, depois da night... Ficar feliz quando o horário de verão começa,porque isso significa uma hora a mais na praia! Tomar mate sempre que estiver com sede. Agir com naturalidade ao encontrar artistas globais na rua. Jogar futebol na praia junto com artistas globais. Torcer para alguma escola de samba,mas, viajar no carnaval porque a cidade fica cheia de turista (paulista principalmente)... Sair no bloco do Suvaco de Cristo e no Simpatia É Quase Amor. Sair da Faculdade numa segunda-feira e ir tomar uma gelada no baixo gávea. Ir à praia sempre no mesmo lugar Acampar na Ilha Grande pelo menos uma vez na vida. Ter amigos no condomínio onde mora. Fazer amigos na praia (e em qualquer lugar). Ir ao shopping fazer compras e não fazer social. porque isso é coisa de paulista. Odiar os argentinos que vai para Buzios nas ferias e tratam a brasileiras como lixo. Estar sempres perto de uma favela sem que isso seja um problema. Odiar aatual situação das praias da zona sul. Morrer de rir ao ver paulistas dançando funk na televisão, como se esta fosse a última moda. Usar os engarrafamentos para comprar biscoito Globo e apreciar a paisagem... É olhar uma favela e ver a beleza que tem por dentro dela,É viver nessa cidade a vida inteira e todo o dia se apaixonar por ela novamente,É saber que não tem vida melhor que a do Rio,Que aqui é o paraíso.
MAS PRINCIPALMENTE... É amar e respeitar muito esta cidade porque, mesmo com todos os seus problemas, ela é a CIDADE MARAVIILHOSA !! "

-- Mariana Delgado

Sem comentários: